Comentários

(97)
Queiroz Rubens, Estudante de Direito
Queiroz Rubens
Comentário · há 10 anos
Olá Roberto Duarte

Primeiro, deixa-me repetir o meu entendimento e ampliar sobre esta parte do texto:

"Nosso sistema prisional já não comporta mais presos. No Brasil, eles são, hoje, 500 mil, a quarta maior população carcerária do mundo. Perdemos apenas para os EUA (2,2 milhões)".

No site do Depen: (http://portal.mj.gov.br/) encontra as estatísticas e dados sobre o sistema prisional do Brasil. Aponta por exemplo que SP é o Estado que mais tem presos.

Nas estatísticas sobre assassinatos, o Estado de SP está entre os que tem menores taxas, o que nos leva, por lógica a inferir: Estado que prende mais, menos criminalidade. O contrário é verdadeiro. Os Estados onde menos se prende, maior é a taxa de mortos.

Somos 200.000.000 (200 milhões) de brasileiros. Os americanos são 315 milhões. 500.000 aqui no Brasil equivale a 0,25% da população e 2,2 milhões dos E.U.A equivale a 0,69%. (Quem for melhor de matemática e ver alguma diferença, favor me avisar)

Esta diferença de percentuais entre lá e aqui (0,69%-0.25%=0,44%), aponta por exemplo, para aqui haver mais mortes do que lá. As taxas de homicídios dos E.U.A são menores do que as do Brasil, por que lá, o sistema carcerário é eficiente, eficaz; a justiça condena; a justiça prende e a população acredita no sistema.

O argumento não serve como base para baixar as taxas de criminalidades, e muito menos, como explicação convincente para a justificar ao não debate e resposta da população que deseja rever a "maioridade penal."

Mantém esta posição por estar contrário à lógica. Se fosse por isto, e apenas isto, deves rever a posição, pois a CHINA que é COMUNISTA tem a segunda maior população carcerária do mundo.

Ou seja, ser neoliberal ou ser comunista tem alguma relação com a população carcerária? ou cometer crimes em qualquer regime econômico é passível de ir à prisão?

A resenha seria se você tivesse argumentos factíveis e convincentes. Não foram! Todos caem com dados atuais que contraria suas posições e argumentação.
4
0
Queiroz Rubens, Estudante de Direito
Queiroz Rubens
Comentário · há 10 anos
2
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Queiroz

Carregando